3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho de  Saúde realizam a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Corumbataí, que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Corumbataí, nas modalidade presencial e on-line, com transmissão no Canal da Prefeitura, pelo Youtube - youtube.com/PMCORUMBATAI - , nos dias 02 e 10  de agosto de 2021.

02/08/2021 (segunda feira)      Pré Conferência das  08h30 às 12h00

10/08/2021 (terça feira)           Conferência das         08h30 às 12h00

Confira o Regimento Interno da 3ª Conferência Municipal de Saúde - Clicando AQUI

Traga sua voz e suas propostas para 3ª Conferência Municipal de Saúde de Corumbataí.

Tema: Fortalecimento da Atenção Básica

A atenção básica é a "porta de entrada" dos usuários no sistema de saúde. Tem como objetivo, orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos, e é capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

A Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a principal estrutura física da Atenção Básica, está instalada  próxima à residência dos usuários, desempenhando um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade. A unidade oferece uma diversidade de serviços realizados pelo sistema de saúde, incluindo: acolhimento, consultas de enfermagem, médicas e o atendimento em saúde bucal, assistência farmacêutica e distribuição de medicamentos, vacinas, curativos, visitas domiciliares, atividade em grupo, educação em saúde, entre outras.

O tema escolhido para a 3ª conferência de Saúde do Município de Corumbataí, busca fortalecer a Atenção Básica, propondo ações para serem inseridas no Plano Municipal de Saúde e implementadas em nosso município, buscando uma saúde pública mais eficiente, focada na prevenção.

O tema central foi dividido em 02 (dois) eixos:

Eixo 1 - Reestruturação da Atenção Básica

As redes de atenção à saúde são conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, coordenada pela atenção primária à saúde prestada no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de forma humanizada, e com responsabilidades sanitárias e econômicas por esta população

Dessa definição, emergem os conteúdos básicos das redes de atenção à saúde: apresentam missão e objetivos comuns; operam de forma cooperativa e interdependente; intercambiam constantemente seus recursos; são estabelecidas sem hierarquia entre os diferentes componentes, organizando-se de forma poliárquica, em que todos os pontos de atenção à saúde são igualmente importantes e se relacionam horizontalmente; implicam um contínuo de atenção nos níveis primário, secundário e terciário; convocam uma atenção integral com intervenções promocionais, preventivas, curativas, reabilitadoras e paliativas; funcionam sob coordenação da atenção primária à saúde; prestam atenção oportuna, em tempos e lugares certos, de forma eficiente e ofertando serviços seguros e efetivos, em consonância com as evidências disponíveis; focam-se no ciclo completo de atenção a uma condição de saúde; têm responsabilidade sanitárias e econômicas  inequívocas por sua população; e geram valor para a sua população.

Um dos maiores desafios da administração da saúde hoje, em Corumbataí é realizar a implantação das linhas de cuidado a partir da Atenção Primária que tem o objetivo de coordenar o cuidado e ordenamento da rede, avançando no sentido da integralidade.

Eixo 2–Novo modelo da Assistência farmacêutica.

A implantação da assistência terapêutica integral  que reforça a ideia de que a assistência farmacêutica é parte do cuidado à saúde individual ou coletiva é um desafio para a gestão.  A partir da  RESOLUÇÃO Nº 338, DE 06 DE MAIO DE 2004  cria A Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que reforça a ideia de que a assistência farmacêutica é parte do cuidado à saúde e uso racional dos medicamentos.

Leia, reflita, debata.