Corumbataí Realiza Ciclo de Palestras para Formação em Educação Ambiental

Este encontro, revelou a importância da Educação Ambiental e ações praticas que promovam a cidadania ambiental

Na segunda-feira dia 28 de Maio, aconteceu nas dependências do Centro Comunitário de Corumbataí, o 1º Encontro do Ciclo de Palestras para Formação de Docentes em Educação Ambiental, realizado pela Prefeitura Municipal , com apoio da  UNEAMB - Universo da Educação Ambiental e UNESP - Universidade Estadual Paulista

O encontro reuniu professores e dirigentes das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Escola Estadual local,  bem como autoridades do município, totalizando 60 pessoas. Foi um momento de muito aprendizado e troca de conhecimentos com profissionais da área de Gestão e Educação Ambienta

A Professora Doutora  Maria Bernadete Sarti , do Departamento de Educação da Unesp de Rio Claro, palestrante da noite, falou  da Educação Ambiental Crítica que busca promover a compreensão dos problemas socioambientais em suas múltiplas dimensões, constrói processos de aprendizagem significativos e situa o educador como mediador das relações sócio educativas. Em consonância o Gestor e Educador Ambiental Éder Rodrigo Varussa, doutorando, e Mestre também pela UNESP, e Presidente da Uneamb, destacou  as ações práticas dentro da dinâmica ambiental: o valor pela vida, a complexidade, a corresponsabilidade e dialogo de saberes. Assim se faz Educação Ambiental , pensando no bem estar coletivo. E a Gestora e Geógrafa Jéssica Minillo, também de formação da UNESP, enfatizou a importância de uma educação fortalecida em busca de reflexões, promova ações de docentes críticos e transformadores.

Este primeiro encontro do Ciclo de Palestras, revelou a importância da Educação Ambiental e ações praticas que promovam a cidadania ambiental ativa e envolvam de forma significativa toda comunidade escolar. O Ciclo de Palestras , com apoio  da Uneamb e Unesp, terão 5 encontros, sendo que o segundo já está agendado para terceira semana desse mês com profissionais ambientais e professores da Unesp, dando sequência a formação de docentes.