Corumbataí retoma atenção ao turismo

Imprimir

Município passou a ser representado no Conselho Regional de Turismo e hoje integra também o “Circuito Caminho da Paz” ao lado de diversas cidades

A prefeitura de Corumbataí voltou a ocupar espaço no mapa turístico. De acordo com Carlos Aguiar, que representante o setor, o município passou a marcar presença nas reuniões regionais que acontecem periodicamente, onde são discutidas as estratégias e metas para alavancar esse importante meio de geração de emprego e renda.
A cidade integra a “Região Turística (RT) Serra do Itaqueri” – divisão geográfica concebida pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo – ao lado dos municípios de Analândia, Brotas, Torrinha, Itirapina, Santa Cruz da Conceição, Rio Claro, Ipeúna, Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro, Charqueada e Piracicaba.

Os 13 municípios são representados pelo poder público e iniciativa privada dentro de um conselho regional chamado Governança da Serra do Itaqueri. É essa governança que representa a região nas esferas estadual e federal e define os rumos do turismo em nível regional. A coordenação geral dos trabalhos é feita pelo SENAC/São Carlos.
De acordo com Aguiar, o município já figura em um folder de distribuição regional onde são apresentados alguns atrativos da cidade, como a cachoeira do cuscuzeiro, os vinhos e licores da família Canhoni, a caverna do Adão, a Toca da Onça, a árvore centenária da Fazenda Ipê e outros.
Recentemente Corumbataí passou também a integrar o circuito turístico “Caminho da Paz”, percurso de 380 quilômetros que envolve 15 municípios e mais três distritos. O caminho passa por cidades como São Carlos, Porto Ferreira, Tambaú e outras, além dos bairros de Cachoeira de Emas, Broa e Itaqueri. Pode ser feito com bicicletas ou a pé e iniciado a partir de qualquer dos municípios integrantes. Ao iniciar o percurso o peregrino retira seu passaporte, que deverá ser carimbado em todos os pontos de passagem para atestar sua peregrinação. Em Corumbataí o ponto de referência para o carimbo ou retirada de passaporte é o Restaurante Baddy.
A administração municipal recentemente regularizou também sua representação junto ao Ministério do Turismo e está montando seu Conselho Municipal de Turismo, que há muito tempo estava paralisado. Na semana passada a prefeitura inscreveu cinco reivindicações junto ao Ministério para alavancar recursos federais em obras de infraestrutura turística.
“O importante é que o prefeito Leandro Martinez acredita e quer avançar nesse setor no município; estamos engatinhando ainda, mas temos consciência do potencial da cidade e das possibilidades que o turismo pode originar em termos de geração de emprego e renda; é uma questão de tempo e de acreditar nesse potencial”, resumiu Aguiar.

Prefeitura Municipal de Corumbataí, Rua 4, 147, Centro, CEP: 13540-000 - Corumbataí - São Paulo - Brasil - (19) 3577-9000. (C) 2013
Templates Joomla 1.7 by Wordpress themes free