Corumbataí passa a ter sinal digital de TV

Desligamento do sistema analógico acontecerá no dia 28 de novembro para 35 cidades da região

A partir do dia 28 de novembro, Corumbataí e mais 34 municípios da região de São Carlos deixam de receber sinal de televisão pelo sistema analógico. Todas as imagens captadas por antenas convencionais (aquelas instaladas nos telhados das residências) não chegarão mais aos aparelhos. Para receber a programação dos canais abertos como Globo, SBT e outras, será necessária a instalação de uma antena própria para captar o sinal digital e, no caso de televisores fabricados antes de 2010 ou do tipo tubo de imagem, será preciso, também, instalar um conversor digital.
A regra, no entanto, não se aplica aos aparelhos cuja recepção de sinal se dê por antena parabólica de qualquer tipo, TV a cabo, redes de TV por assinatura ou até mesmo pelos receptores chamados “gatos”, que captam sinais emitidos por operadoras via satélite.
Embora hoje exista uma grande quantidade de residências que utilizam a recepção por satélite, a vantagem de contar também com uma antena convencional digital UHF é a possibilidade de assistir programas regionais, o que não ocorre com as parabólicas. Segundo informações, o novo sistema digital proporciona imagens nítidas como no cinema.

KITS GRATUITOS
Na última quinta-feira (16), técnicos da “Seja Digital” – entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil – estiveram reunidos na prefeitura de Corumbataí com servidores que irão atuar como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ter acesso ao sinal digital. Além disso, os servidores também orientarão as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal sobre o processo de distribuição de kits gratuitos a que têm direito. Estima-se que serão distribuídos mais de 845 mil kits gratuitos para 395 cidades do interior de São Paulo.
O Kit gratuito é composto de antena, conversor digital, cabo, controle remoto e pilhas, além dos parafusos e ferragens de fixação. Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve ligar gratuitamente a qualquer hora para o número 147 ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. A unidade local do CRAS também poderá verificar se o cidadão tem direito a receber o equipamento. Após a confirmação, o beneficiário fará o agendamento para a retirada de seu Kit na agência dos Correios sem qualquer taxa. Em Corumbataí, existem cerca de 300 pessoas inscritas no cadastro único, embora nem todas preencham os requisitos para receber o benefício.
Os demais cidadãos não inscritos nos programas sociais podem adquirir o mesmo Kit em lojas comerciais, desde estabelecimentos de materiais eletroeletrônicos até grandes magazines. Existem várias marcas do produto no mercado e o preço varia de acordo com cada modelo. Ressalte-se que a maioria das TVs produzidas a partir de 2010 já possuem o conversor digital instalado de fábrica, necessitando apenas da antena correta. Já as de tubo ou anteriores a 2010 necessitam também do conversor.
O sistema de transmissão digital de TV já está em funcionamento.
Mais informações no CRAS ou na Prefeitura Municipal.

Siga-nos